Prêmio Bê Neviani -Porque não basta divulgar,tem que dispersar!

Prêmio Bê Neviani
Porque não basta divulgar, tem que dispersar!

Depois do recente anúncio feito pela vetusta Biblioteca do Congresso (Library of Congress), comunicando que arquivará todas as mensagens públicas postadas no Twitter desde o início do serviço de microblog, não restam dúvidas de que esta mídia social veio para ficar.

Segundo os cofundadores Bizz Stone e Evan Williams, hoje o Twitter tem 105 milhões de usuários registrados, e 300 mil novos usuários ingressam no serviço a cada dia. Seu crescimento médio foi de 1.500% por ano, desde a fundação da "Twitter Inc" em março de 2006. O serviço atende a 19 bilhões de buscas por mês. Apenas comparando, o Google atende a 90 bilhões no mesmo período.

Não se pode negar - o Twitter é uma ferramenta 2.0 por excelência:  seu conteúdo é gerado e compartilhado pelos próprios usuários. A dinâmica do microblog funda-se primordialmente na atuação dos tuiteiros, que seguindo e sendo seguidos, dispersam conteúdos virtuais.

A ação de tuiteiros que dispersam conteúdos relevantes no universo tuitiano merece destaque e deve ser aplaudida. Foi essa premissa que inspirou a criação do Prêmio Bê Neviani, reconhecendo a incrível capacidade de dispersão de tuítes com conteúdo diversificado, como cultura, ciência, tecnologia, notícias e muito mais, do perfil @Be_neviani.


Nunca houve uma tuiteira como @Be_neviani

Hoje, dia 22 de abril de 2010, estamos lançando o
Prêmio Bê Neviani: porque não basta divulgar, tem que dispersar


Regulamento:

- O Prêmio Bê Neviani é aberto a todos os tuiteiros que tenham blogues de conteúdo informativo: ciências, cultura (literatura, cinema, artes, fotografia, música, etc), filosofia, notícias, dicas e assemelhados.

-  Os blogues participantes da campanha tuitarão, no período de 23 de abril de 2010 a 23 de maio de 2010 links para seus posts, publicados em qualquer data e com qualquer temática, obrigatoriamente usando a hashtag #PremioBeNeviani e o encurtador de links Bit.ly.

- No período de vigência da campanha, os retuítes (RTs) que os links desses posts receberem serão computados para a apuração de dois ganhadores, um em cada uma das duas seguintes categorias:

Categoria 1: blogueiros – o vencedor será o blogueiro cujo post recebeu mais RTs. O prêmio dessa categoria será o livro “Criação Imperfeita”, de Marcelo Gleiser.

Categoria 2: tuiteiros – o vencedor será o tuiteiro que deu RTs em qualquer dos tuítes postados durante a vigência da campanha. Essa categoria terá sua apuração por sorteio. O prêmio para essa categoria será o livro “Além de Darwin”, de Reinaldo José Lopes.

O anúncio do prêmio será em 30 de maio de 2010, pelo Twitter.

Para participar, envie um tuíte para as administradoras @sibelefausto ou @dra_luluzita, ou então comente aqui, que entraremos em contato.

Abaixo, segue a relação dos blogues e tuiteiros participantes. À medida que mais blogueiros aderirem a essa campanha, essa listagem será atualizada.

Blog   -   Blogueiro-tuiteiro

100nexos    @kenmori
Amiga Jane    @lacybarca
CeticismoAberto    @kenmori
Chapéu, Chicote e Carbono 14     @reinaldojlopes
Ciência na Mídia      @ciencianamidia
Discutindo Ecologia      @brenoalves e @luizbento
Dicas Caseiras para quem mora só      @uoleo
Ecce Medicus      @Karl_Ecce_Med
Efeito Azaron     @efeitoazaron
Ideias de Fora      @IdeiasdeFora
Joey Salgado mas bem temperado      @joeysalgado
Karapanã      @alesscar
Maquiagem Baratinha      @aninhaarantes
Meio de Cultura        @samir_elian
Minha Literatura Agora      @jamespenido
O Amigo de Wigner      @LFelipeB
O divã de Einsten        @aninhaarantes
O que todo mundo quer      @desireelaa
Química Viva      @quiprona
Quiprona      @quiprona
Rabiscos      @skrol
Tage des Glücks      @nataliadorr
Tateando Amarras      @eltonvalente
Terreno Baldio      @lacybarca
Twiterrorismo      @aninhaarantes
Uma Malla pelo Mundo      @luciamalla
Uôleo      @uoleo