Poesia-Encontro(Cecília Meireles-1901-1964)

Desde o tempo sem número em que as origens se elaboram,
se estendem para mim os seus braços eternos,
que um estatuário de caminhos invisíveis
construiu com a cor e o frio e o som morto de mármores,
para que em teu abraço haja imóveis invernos.

Tu bem sabes que sou uma chama da terra,
que ardentes raízes nutrem meu crescer sem termo;
adestrei-me com o vento,e a minha festa é a tempestade,
e a minha imagem,como jogo e pensamento,
abre em flor o silêncio,para enfeitar alturas e ermo.

Os teus braços que vêm com essa brancura incalculável
que de tão ser sem cor nem se compreende como existe
-são os braços finais em que cedem os corpos,
e a alma cai sem mais nada,exausta de seu próprio nome,
com uma improvável forma,um vão destino e um peso triste.

Pois eu,que sinto bem esses teus braços paralelos,
na atitude sem dor que é o rumo e o ritmo dessa viagem,
digo que não cairei com uma fadiga permitida,
que não apagarei este desenho puro e ardente
com que,de fogo e sangue,foi traçada a minha imagem.

Eu ficarei em ti,mísera,inútil,mas rebelde,
última estrela só,do campo infiel aos seus escassos.
E tu mesma achará pasmos de lagos e areias,
diante da forma exígua,sustentada só de sonho,
mantendo chama e flor no gelo dos teus braços.

13 comentários:

Paulo Braccini

17 de fevereiro de 2010 11:36
Permalink this comment

1

disse...

"imagem,como jogo e pensamento" ...

hoje, ler isto foi mais que profético ...

obrigado querido

bjux

;-)

Mylla Galvão

17 de fevereiro de 2010 20:29
Permalink this comment

1

disse...

Ei James,

Eu sou suspeita para falar da Cecília, pq a adoro...
Suas poesias me remetem a minha infância...

Mas esse poema não conhecia...
Bela tb... mas ainda prefiro sua coletânea dedicada às crianças...

Obrigado pela visita aos meus blogs!

bjão

jamesp.

18 de fevereiro de 2010 14:20
Permalink this comment

1

disse...

Paulo,acho esse um dos poemas mais intensos da grande Cecília.
Um abraço.

jamesp.

18 de fevereiro de 2010 14:22
Permalink this comment

1

disse...

Mylla,obrigado.É um prazer visitar seus blogs.
Um beijo do james.

Fê Colcerniani Justo

18 de fevereiro de 2010 21:55
Permalink this comment

1

disse...

Hum... delícia.... adoro Cecília Meireles! Adoro! Bjs

Alexandre Lucas

19 de fevereiro de 2010 03:43
Permalink this comment

1

disse...

E pensar que esta pessoa maravilhosa sofria de depressão...
http://rhdoinferno.blogspot.com/2009/09/ensinamento-pesadinho-do-dia-palavras.html

Tiago Dias

19 de fevereiro de 2010 10:16
Permalink this comment

1

disse...

Olá, tudo bem?

Eu me chamo Tiago Dias e sou o dono administrador do Blog ATI&D – (Alta Tecnologia, Informação & Diversão) - http://www.siteatied.blogspot.com/ - e eu estava navegando pela internet quando encontrei o seu blog e percebi que ele é bem estruturado, qualificado e está rumando à nível profissional. Eu o achei muito interessante e gostei do assunto abordado. Isso me levou ao interesse de criar uma parceria entre o Blog ATI&D e o seu blog para a Troca de Banners, que irá beneficiar a ambos, pois o Blog ATI&D possui PageRank 4. Desta maneira estaremos melhorando o nosso status perante os mecanismos e motores de busca que nos enviarão mais visitas aumentando assim a nossa possibilidade de aumentar o nosso PageRank.

Caso você esteja interessado em realizar uma parceria para Troca de Banners com o Blog ATI&D, que possui uma média de 2.000 à 2.500 visitas únicas por dia, adicione o Banner do Blog ATI&D, que está localizado na nossa página inicial em modo Link-Me, em um local “fixo” na página inicial do seu blog e me envie um e-mail como resposta. Em seguida irei adicionar o seu Banner na página inicial do Blog ATI&D concretizando assim a nossa parceria.

O Blog ATI&D tem PageRank 4, uma média de 2.000 à 2.500 visitas únicas por dia e está rumando a nível profissional para se tornar parte de uma empresa on-line de portal de notícias para blogs com informações voltadas ao entretenimento. Isso irá beneficiá-lo bastante. Tínhamos fechado o departamento de Troca de Banners, mas estamos abrindo-o novamente com planos de fechar parcerias somente com blogs profissionais da Blogosfera Brasileira assim como o seu.

Desde já agradeço sua análise, decisão final e aguardo o seu retorno com o endereço do seu blog onde estará localizado o nosso Banner e também onde estará o seu Banner para que possamos adicionar imediatamente na página inicial do Blog ATI&D.

Ah! Quase esqueci. O banner do Blog ATI&D tem de ficar em um local fixo, mas na página inicial do seu blog, pois o seu banner, caso você aceite a proposta de parceria, também ficará fixado em um local fixo na página inicial do Blog ATI&D.

Grato.

jamesp.

19 de fevereiro de 2010 13:08
Permalink this comment

1

disse...

Fê,obrigado pela visita.Espero que volte mais vezes.
Um abraço.

jamesp.

19 de fevereiro de 2010 13:09
Permalink this comment

1

disse...

Não sabia desse detalhe,Alexandre.Isso só me faz gostar mais dela.
Um abraço.

jamesp.

19 de fevereiro de 2010 13:12
Permalink this comment

1

disse...

Tiago,obrigado pela visita e pela proposta.Deixei um comentário lá no seu blog.Abração.

Tiago Dias

19 de fevereiro de 2010 22:09
Permalink this comment

1

disse...

Olá parceiro, tudo bem?!

Fico muito feliz que você tenha aceito a minha proposta de parceria para Troca de Banners com os seus dois blogs. Venho informá-lo que os seus Banners já encontram-se na página inicial do Blog ATI&D e desejo sucesso à nós, pois realizando este ato estaremos dando mais um passo para o sucesso dos nossos blogs.

Como você me disse que não tem Banner, eu mesmo tomei a liberdade de criar dois Banners para você referente aos seus dois blogs no formato 120x60 para adicioná-los na página inicial do Blog ATI&D. Se você tiver um e-mail me informe para que eu possa lhe enviar os Banners em anexo, mas com o trato de você aceitar a parceria com ambos os seus blogs para a Troca de Banners.

Eu criei os Banners com o título dos seus blogs e adicionei na página inicial do Blog ATI&D linkando os seus blogs, então estou no aguardo de você adicionar o Banner do Blog ATI&D em ambos os seus blogs para fecharmos a nossa parceria.

E-Mail: siteatid@gmail.com

Qualquer coisa é só me enviar um e-mail.

Muito obrigado e estou no aguardo.

Penetralia

21 de fevereiro de 2010 00:38
Permalink this comment

1

disse...

Cecília é demais, né, poemas leves, vaporosos, com musicalidade.

Como está o seu Foucault? Foucault é Marx + Nietzsche, na equação do Alan Renaut no livro Pensamento 68, da Ensaio.

O que vc estudar dele? Acho realmente um imbróglio essa história do humanismo e do antihumanismo. Parece-me que ele radicalizou para acabar com as bobagens sobre o humanismo que os comunistas diziam na época, festejando alegremente o domínio do homem sobre a natureza, o triunfo inevitável da razão, da história, do Ocidente enquanto marxismo europeu, etc.

Abs do Lúcio Jr.

Cris Caetano

22 de fevereiro de 2010 18:46
Permalink this comment

1

disse...

Acho que já sabes que adoro Clarice. Me identifico, sou uma fã incondicional.

Beijinhos