Pintura-Caravaggio(400 anos de sua morte)

Michelangelo Merisi da Caravaggio(1571-1610) foi o pintor genial que fez a transição da Renascença para o barroco.Em sua pintura aparece o chiaro-scuro em sua expressão máxima de beleza e genialidade.Os quadros de Caravaggio são narrativas em que as nuances mais ínfimas são importantes,em que os detalhes formam o arcabouço de uma narrativa pictórica.Seus rostos são os dos desvalidos da Roma de sua época.Caravaggio antecipa o realismo em sua obsessão pelo naturalismo das cenas,pelo cuidado em nos informar de todos os detalhes possíveis que nos auxiliem a compor sua própria cena.O pintor dos papas,que usava prostitutas e ladrões como modelos para seus apóstolos e santas,levou uma vida tumultuada,como um Pasolini seiscentista,sempre perseguindo a verdade sobre o ser humano onde achava que encontraria de verdade-entre a chamada'escória da sociedade'não nos palácios dos papas ou da 'alta sociedade'.Um dos grandes inovadores da história da pintura.
Pintura-A Vocação de São Mateus(1599-1600)

5 comentários:

1

disse...

Não esquenta não ... a blogosfera é assim mesmo, cheia de altos e baixos ... já aconteceu comigo também inúmeras vezes ...

Caravaggio é sem dúvida um dos mais expressivos e contundentes artistas seiscentistas, com toda a sua genialidade e criticidade ...

bjux

;-)

1

disse...

Olá, James.

Ótima homenagem.

Caravaggio marcou a história das artes.

Abraços.

Gilson Alves

18 de março de 2011 14:30
Permalink this comment

1

disse...

Que bom encontrar Caravaggio aqui no seu espaço! Vou passar por aqui mais vezes...

A propósito, estou seguindo e deixando o link no meu blog para que mais pessoas conheçam esse espaço bacana que é o Minha literatura agora!

abraço

Gilson Alves
-------------------
gilsonalvess.blogspot.com

edyjo

2 de maio de 2011 13:23
Permalink this comment

1

disse...

Caravaggio foi o melhor entre todos os grandes Mestres da pintura...Até a ausência da Alma,quando era preciso,ele sabia retratar,com toda sua notavel sinsibilidade e conhecimentos do controle,da perspectiva da Ciência das Artes!Ele foi perfeito em suas obras...Por tudo isso sou seu FÃ !

Edyjô

6 de maio de 2011 08:49
Permalink this comment

1

disse...

Meu respeito a todos os Artistas Plásticos,assim como eu,Gosto do trabalho de todos.Como no futebol,escolhemos um time...Sou Flamengo!Na música,tambem sou músico,gosto do clássico,do sertanejo e de todos os gêneros,mas,o Samba é maio!Na pintura eu escolhi meu Mestre Caravaggio!Gosto mais do que é próximo a perfeição!Meu abraço aos Amigos!!