Cinema-Paris,te amo (Paris,je t'aime)

Há filmes que assistimos e pensamos-como eu não tinha nem ouvido falar desse filme?Paris,te amo,é um desses filmes fantásticos e praticamente desconhecidos ,que deixa uma impressão de beleza,paz,que leva a pensar que nem tudo está perdido para o morno cinema mundial.
A obra é uma coletânea de 21 curta-metragens,dirigidos tanto por nomes consagrados quanto por(ainda)quase desconhecidos.Em toda a coletânea,há altos e baixos,mas a qualidade é sempre muito superior à do atual'cinemão'.Os curtas correspondem a estórias que se passam nos diferentes 'arrondissements'(divisões administrativas de Paris).
É uma experiência única assistir esse filme,pela maneira como as estórias são contadas,pela ausência de uma preocupação de sempre causar 'empatia' com o público,pela não linearidade de muitos curtas,que são simples e diretos,sem pirotecnias narrativas.O amor e suas contradições,a angústia inerente à vida,os nossos eternos encontros e desencontros,a velhice,a morte,a esperança são temas tratados nos curtas,de formas muitas vezes inusitadas e fantásticas.E há,claro,Paris,uma das cidades-fetiche do planeta(assim como Nova York,Tóquio ou o Rio),capital cultural(ainda) e cheia de lugares de grande beleza,de monumentos que são testemunho da tradição cultural francesa.
Meus favoritos são:XVIe arrondissement(de Walter Salles e Daniela Thomas)-Uma moça nina seu bebê com uma canção espanhola-'Qué linda manito',antes de deixa-lo na creche e ir para o trabalho como babá em uma residência luxuosa onde nina outro bebê com a mesma canção.Primor de simplicidade e emoção.
Tour Eiffel-um par de mímicos é preso e se apaixona.Totalmente anti-convencional e fantástico.
Place des Fêtes-Um nigeriano apunhalado está morrendo na place des Fêtes,e é atendido por uma paramédica a quem pede um café.Ficamos sabendo então que ele se apaixonara por ela um tempo antes.Quando ela chega com o café ele morre.Comovente,sem ser melodramático.Um dos mais tocantes curtas da série.
La Madeleine-Um mochileiro americano(Elijah Wood)é atacado e se apaixona por uma vampira.Usa e abusa de um fantástico que se quer como que realista.
Père Lachaise-Um casal inglês em visita ao famoso cemitério,briga e termina seu relacionamento.São porém chamados à verdade pelo fantasma do grande escritor irlandês Oscar Wilde(que está enterrado no Père Lachaise)
E o que mais gosto-XIVe arrondissenment-Uma americana de meia idade,de Denver,no Colorado,onde trabalha nos correios,visita Paris pela primeira vez,depois de anos estudando francês e a cultura francesa.Andando pelas ruas da cidade,ela recita seu amor por Paris,fechando a coletânea com chave de ouro.
Um filme obrigatório,pela sensibilidade e pelo trabalho de dar muitas vozes à uma cidade ímpar.

7 comentários:

1

disse...

Não conheço mas fiquei aguçado para assistir ... adoro estas coletâneas de curtas ... grato pela dica queridão ...

OBS: Resposta aos comentários deixados no meu post O Lado:
"Pois então [Fabiano], sempre tenho um pouco desta bipolaridade, mas em certos momentos isto se acentua realmente, me perco na minha própria consciência [Guará]. Tento, em vão me permear e caminhar nos dois lados como um só [AD]e, aí, vem a indecisão e a imobilidade [Jefh]com a eterna indagação: Sou um outro? [James]. Ah! dúvida que me ferve a alma [Edney] - destruir os lados e antagonismos para ser uno? [Lobo], ou Ser o eterno SER mutável [Hello] ... VAI ENTENDER esta figura mais ou menos louca [acho mais para mais] ..."

bjux

;-)

Mauri Boffil

23 de fevereiro de 2010 às 10:56
Permalink this comment

1

disse...

quero ver...

Cristina Caetano

23 de fevereiro de 2010 às 12:46
Permalink this comment

1

disse...

Ótima dica... vi, mas vou pegar de novo no vídeo clube. :)

Beijinhos

Anônimo

23 de fevereiro de 2010 às 17:15
Permalink this comment

1

disse...

Você sabe instigar a curiosidade James. Veleu por compartilhar!

Juliana

23 de fevereiro de 2010 às 18:36
Permalink this comment

1

disse...

o audio é em frances mesmo? fiquei louca com sua dica, vou procurar para passar para meus alunos de frances.

valeu pela dica, muito util para mim

Vanessa Anacleto

25 de fevereiro de 2010 às 22:48
Permalink this comment

1

disse...

Oi James, estou querendo muito ver este filme, tá na minha lista há algum tempo. Saudades de nossos papos em 140 caracteres. Estou tentando voltar ao twitter, mas os horários estão meio malucos. Estou esperando seu post sobre Grande Hotel

beijos

Mylla Galvão

26 de fevereiro de 2010 às 08:56
Permalink this comment

1

disse...

James,

Passando por aqui para falar q estou com saudades de vc para que me dê sua opinião sobre um post no Ideias...
Sua opinião é mto importante!

Paris... Eu gosto da cidade... Melhor ainda de Alcunha: "Cidade do Amor"...
Um dia quem sabe???
Obrigado pela dica!!!

bjão