Porque não vou parar(de escrever nesse blog)

Quando comecei esse blog(depois de duas tentativas infrutíveras),minha proposta foi(e ainda é),falar do que amo e respeito em literatura(muito),cinema(bastante) e política(alguma coisa).
Muito cedo,constatamos alguns fatos na blogosfera,que gostemos ou não,parecem ser pontos-chave:se não comentamos em outros blogs,esses blogueiros não comentarão nos nossos;existe uma pressão para uma suposta ''clareza" nos posts,algo como,não publique resenhas "profundas" ou extensas(porque as pessoas teem preguiça de ler e entender);a maioria das pessoas prefere blogs com 'mensagens' à Augusto Cury(auto-ajuda e quejandos),ou platitudes da vida das celebridades ou garimpagem de vídeos que ridicularizam os outros.Nada contra,a princípio.Talvez por ser de outra geração,ou por ter uma visão de mundo muito pouco 'utilitarista',ou mais libertária,talvez(tendo um horror quase sagrado ao senso comum,ao libertarismo sem ação concreta,à hiper vazia cultura das celebridades) me recuso a isso.É mais fácil dizer que nunca pretendi dar shows de erudição por aqui,mas pura e simplesmente falar do que gosto.
Os comentários rareiam,assim como as visitas dos amigos blogueiros.E o incrível é,que sinceramente,nunca esperei chegar aqui-com um page rank razoável,e um certo respeito.
Talvez por não me inserir em um nicho visível eu supostamente tenha perdido.Não creio.Não tenho nicho.Não quero rótulo.Todo mundo que me acompanha aqui e no twitter sabe um pouco da minha vida,da minha orientação sexual,dos meus posicionamentos políticos,enfim,da minha visão de mundo.
Quantos blogs às vezes leio que destilam o preconceito que juram combater?Quantos nivelam a cultura a Paulo Coelho e afins?E assim,continuarei aqui,"à moda antiga" falar da importância da literatura em nossa vida,da beleza(não do simulacro dela),dos filmes que são marcantes para mim,da política sem a qual não vivo(porque tudo é política nessa vida).Obrigado,meus amigos.
Quero também agradecer a esses queridos amigos que conheci na blogosfera:seu apoio e sua compreensão são muito importantes:Vanessa Anacleto,Paulo Braccini,Cris Caetano,Luciano Santos,Marcelo Moraes,Luma Rosa,Mauri Boffil,Waldeir Almeida,Alexandre Lucas,Serginho Tavares.Um beijo a todos.
E esse blog continua,sim.

10 comentários:

Revistacidadesol

10 de agosto de 2010 11:12
Permalink this comment

1

disse...

A gente pode até não comentar mutuamente, né, James, mas a pessoa não deixa de ver suas atualizações e vir de vez em quando. Realmente comentar é muito delicado. Facilmente pode-se magoar ou irritar a pessoa. Claro que isso se a pessoa não for um doido varrido como Paulo Ghiradelli e Gerald Thomas.

Eu estou para comentar um livro que o Eloésio Paulo escreveu, Os Dez Pecados de Paulo Coelho, da editora Horizonte. Procure esse, parece legal, o Sebastião Nunes comentou em O Tempo e eu adorei.

Tato Mansano

10 de agosto de 2010 11:16
Permalink this comment

1

disse...

Temos uma maneira de pensar parecida... Somos blogueiros das antigas hehehe... Mto bom teu blog

Paulo Braccini

10 de agosto de 2010 11:37
Permalink this comment

1

disse...

BRAVO querido James ... te adoro e adoro isto aqui ...

parabéns pelo desabafo ... vc é uma jóia rara q me conquistou ...

bjux

;-)

Luciano A.Santos

10 de agosto de 2010 15:59
Permalink this comment

1

disse...

James,

Concordo com muita coisa do que disse: essa troca de gentilezas é bem incômoda, e, pessoalmente, tenho tentado me desprender dela. Meu blog também tem andado meio solitário - até mesmo de posts - deve ser uma crise dos 2 anos, vai saber, particularmente tenho plena consciência de que não escrevo como antes, ou ao menos não gosto como antes, mas o fato é que muita coisa aconteceu e o tempo que era escasso agora escasseou de vez. Estou tentando focar na meta de escrever puramente por que sinto vontade e comentar por que acho que tenho algo a dizer e acrescentar. Apelar para o "first" que tantos blogs prezam é o fim da picada. Minha praia é outra, e ter o "Minha Literatura" como porto seguro é um alento.

Comentário grande demais esse, grande abraço e boa semana.

Ana

11 de agosto de 2010 00:06
Permalink this comment

1

disse...

Continue assim, sendo quem você é.
Diferente dos comuns.
Só não pense que a ausencia, falta de comentários é ser ignorado.
Beijos!

Mauri Boffil

11 de agosto de 2010 11:28
Permalink this comment

1

disse...

continue com o blog, ora :D
Eu dei uma sumida da blogosfera com as ferias.
E realmente, textos grandes afastam visitantes de sites... Meu professor de webdesign falou isso uma vez e deu umas dicas.
E a vida das celebridades é comica, hahahaha, eu falo deles, sou fútil... sorry.
Beso

FOXX

11 de agosto de 2010 12:46
Permalink this comment

1

disse...

continue sim o blog!
faz mto bem...


(nem fui citado na lista de amigos)
=(

Serginho Tavares

13 de agosto de 2010 13:11
Permalink this comment

1

disse...

eu que tenho que agradecer
você e seu blog são bem queridos
continue sempre aqui conosco com seus belos textos

abração

Marcelo Moraes

25 de agosto de 2010 20:59
Permalink this comment

1

disse...

James, cada um deixa o seu rastro por onde anda. Uma coisa é aprender sobre dicas, outra é achá-las o Porto seguro. Tenho aprendido a filtrar certas "regras aos blogueiros" que, muitas vezes, nos fazem pensar desta forma, de estar "só" e sem um espaço para ser "ouvido". Comentários são como o galinho do tempo, cada hora ele muda e não dá pra prevermos isso. Já pensei que algumas das minhas postagens nem um comentário teriam, e depois, me veio a surpresa.

Eu também fiquei um tempo muito cansado de estar só me "conectando", de ter que manter viva a minha casa virtual, mas vi que quando damos um tempo, nada acontece de tão novo assim: os amigos continuam, as ideias aparecem, e você descobre que com o tempo, é necessário não se sentir tão preso a ele. Depois deste tempo maior sem manter atualizado o blog, voltei com o gás que estava me faltando. Mas abandonar meu blog? Nananinanaõ!

Agora posso dizer: estou de volta! rss
Abraço.

1

disse...

ola tudo bem ? gosti do seu blog :) passa lá no meu . bgs