Para Ler -"Viagem ao centro da Terra" de Júlio Verne(1828-1905)


Júlio Verne(1828-1905),não é um luminar da literatura;não é estudado nas faculdades de letras (embora de certa forma,devesse ser);não consta dos cânones literários,não é visto como um autor revolucionário(embora devesse);não é nem mesmo visto por alguns críticos como um grande escritor(embora eles estejam redondamente enganados).Júlio Verne é seguramente ,um dos maiores escritores do que se convencionou chamar de"fantasia"(o que de alguma forma rotula o trabalho de um escritor).O advogado que largou tudo para ser escritor e segundo ele mesmo "colocar tudo que brotava de sua imaginação no papel"(e ainda bem que colocou).Homem curiosíssimo,lia tudo,possuia uma curiosidade intelectual dessas insaciáveis,que ia da literatura latina aos últimos lançamentos da literatura de seu tempo.Muito longe de um certo estereótipo do escritor de ficção científica,Verne estava bastante ligado aos acontecimentos políticos e sociais de seu tempo.
Sua imaginação era revolucionária e seu domínio da narrativa,exímio.Quem nunca se deliciou com "Cinco semanas em um balão","Vinte Mil Léguas Submarinas",o fabuloso "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias",o impressionante"Da Terra à Lua","A Ilha Misteriosa",e sua obra-prima-"Viagem ao Centro da Terra",para mim,uma obra prima,uma obra que cumpre a função máxima da literatura-recriar(ou criar)um mundo,nos fazer as perguntas básicas sobre o nosso destino e o destino de nosso planeta,e nos divertir,nos empolgar,e nos fazer pensar.
As aventuras do Professor Lindenbrock,de seu sobrinho Axel e do guia Hans que através da cratera do vulcão extinto Sneffels conseguem chegar ao centro da terra,estão entre as mais exuberantes e imaginativas de todos os tempos.Julio Verne põe sua imaginação aqui,a serviço do maravilhoso e do imprevisto.Confesso que já o li várias vezes(é,inclusive um dos meus remédios contra o estresse),sendo que terminei a última noite passada.O frescor ,o prazer de ler que emana desse livro nunca morrem-muito devido ao imenso talento do autor.As descrições das paisagens do centro da terra-o oceano,as árvores,o efeito foto-elétrico das luzes abismais em suas tonalidades de cor,os animais antidiluvianos,as cores de cores que Verne usa,são primorosas,coisas que só um grande mestre seria capaz de fazer.
Um admirável mundo novo,com todas as suas possibilidades foi o que Júlio Verne concebeu na "Viagem ao Centro da Terra".O final é de uma maestria rara,que empolga e nos leva a devorar o livro.Verne nos prova que nem todos os escritores devem escrever como Proust para serem bons.Sua imaginação prodigiosa e sua excelência narrativa nos provam que ele ,além de um mero escritor de fantasia,foi um mestre indiscutível, um vidente das possibilidades científicas que o século XX comprovou e o século XXI vai comprovando,além de ter falado de consciência ecológica há mais de um século.
Releiam Verne,o prazer é imenso.Um mestre entre os mestres do melhor da ficção científica.

"Viagem ao Centro da Terra"(texto integral)-Editora L&PM(L&PM Pocket)-2006

7 comentários:

Paulo Braccini

24 de setembro de 2009 12:25
Permalink this comment

1

disse...

Meu Deus ... Verne povoou toda a minha imaginação infantil ... suas previsões futuristas na época, hoje se tornam realidade ... um gênio com certeza ... saudades de um tempo bom ... parabéns James por mais este momento de encantamento ...

;-)

Luciano A.Santos

24 de setembro de 2009 13:14
Permalink this comment

1

disse...

James,

Verne se fez presente durante toda a minha adolescência, lia tudo compulsivamente, e sempre mais de uma vez. A Viagem ao Centro da Terra é um dos meus preferidos - perde para 5 Semanas num Balão - é um livro mágico, empolgante - me lembro bem de como me senti quando Verne descreveu o oceano, foi um livro que muito me fez bem.

Tenho que relê-lo.

Grande abraço.

Mauri Boffil

24 de setembro de 2009 15:34
Permalink this comment

1

disse...

Ai, amo Julio Verne!!!

@philipsouza

24 de setembro de 2009 20:38
Permalink this comment

1

disse...

Noss se eu te fala q to tendo tempo so pra livrod e direito vc acredita???nus pq é verdade..a coisa ta feia a cada semestre vc nao tem noçao.....
mas jaja passa ne..

abraços

Carla Martins

25 de setembro de 2009 11:10
Permalink this comment

1

disse...

Acredita que ainda não li esse livroooo???? Ai, que vergonha!

Beijos!

Alexandre Lucas

26 de setembro de 2009 02:15
Permalink this comment

1

disse...

Foi um dos biotônicos para abrir meu apetite pela leitura =D

1

disse...

James, passei a apreciar as obras de Verne há poucos anos, desde então, estou montando a minha coleção: entre livos e filmes, alguns especiais sobre a sua vida também. Faço parte de um blog que acompanho desde que comecei a blogar, que está na lista de links do meu blog.

Viagem ao Centro da Terra, foi um dos primeiros que comprei e li e querendo que não acabasse logo...

Boa lembrança.
Um abraço.
Marcelo.