Livros-Em Nome de Sua Majestade,a morte de Jean Charles de Menezes no metrô de Londres(Ivan Sant'Anna)

A morte do mineiro Jean Charles de Menezes em Julho de 2005 ,ainda perdura no tempo como um fato não devidamente elucidado,como uma vergonhosa mancha na antigamente tão 'sem mácula'polícia inglesa.Confundido com terroristas,o eletricista foi alvejado à queima roupa em um vagão do metrô,à vista de dezenas de pessoas,que provavelmente nunca esquecerão essa cena terrível.Essa cena foi o resultado de uma sucessão de erros primários por parte das autoridades britânicas de segurança,que começaram com a lamentável confusão de confundir Jean Charles com o suspeito de terrorismo Osman Hussein(duas pessoas completamente diferentes) e terminaram em seu fuzilamento no metrô.
Em seu excelente livro-reportagem,Ivan Sant'Anna nos conta a história da vida e da morte do jovem e trabalhador Jean Charles,desde sua saída do Brasil para tentar uma vida melhor em Londres,passando por sua relativa prosperidade na Inglaterra,até sua morte estúpida e planejada nas mãos das autoridades de segurança da Grã-Bretanha.
O fênomeno da diáspora brasileira(que parece estar tendo um refluxo devido ao constante crescimento do país),ainda não foi devidamente estudado em todas as suas variantes.No passado,milhões de italianos,espanhóis,portugueses,irlandeses,etc,emigraram devido às más condições econômicas de seus respectivos países.(que hoje são países ricos).A diáspora brasileira tem particularidades diferentes e sui-generis,que não estão presentes na realidade dos outros imigrantes.Está provado que as comunidades brasileiras se integram muito pouco à realidade dos países que as recebem,devido a vários fatores:a forte cultura brasileira,muito específica(sim,nossa cultura é uma das mais fortes e características do planeta),ao choque cultural e claro,climático(onde essa nossa luz nesses países quase sempre cinzentos?).
Jean Charles,porém,tinha amigos ingleses e parecia estar bem integrado ao país onde vivia.
Sant'Anna escreve um livro objetivo e imparcial,e nos conta toda a trama macabra que foi a morte desse rapaz,um garoto inteligente,que trabalhava muito e queria prosperar.A operação equivocada da Scotland Yard que resultou na morte de Jean foi negada até quando não foi mais possível esconder e veio à tona pelo empenho de algumas pessoas como a funcionária da corregedoria Lana Vanderberghe,do jornalista Neil Garret e sua namorada Louise McGing,que se arriscaram ao revelar a verdade(e foram perseguidos depois,isso num país de "primeiro mundo").
Uma excelente obra,que acompanha passo a passo esse crime monstruoso que foi o assassinato de Jean Charles,e a farsa montada pela Inglaterra para acobertá-lo e depois justifica-lo.
Que nossos jovens possam de fato,voltar para o seu país e nos ajudar a construi-lo.Viva Jean Charles!

Em Nome de Sua Majestade-A morte de Jean Charles de Menezes no metrô de Londres-de Ivan Sant'Anna-Editora Objetiva-174 pgs.

6 comentários:

Vanessa

16 de março de 2010 15:10
Permalink this comment

1

disse...

James, obrigada pela dica. Tenho interesse por este caso e curiosidade de ler Sant'Anna. :-)

Penetralia

16 de março de 2010 15:24
Permalink this comment

1

disse...

Oi, James!

Quando vi as homenagens ao Jean em sua pequena cidade paupérrima e vi a placa que colocaram logo na entrada, chorei. Quanto sofrimento inútil!

Passe lá no penetrália, virou um blog-chat.
Abs do Lúcio Jr.

Alexandre Lucas

17 de março de 2010 02:41
Permalink this comment

1

disse...

Elucidado foi, o que não ocorreu foi a admissão do erro grave e / ou punição de quem o cometeu.

Luciano A.Santos

17 de março de 2010 10:09
Permalink this comment

1

disse...

James,

Este caso é por demais tortuoso e cheio de mistérios. Sempre é bom ter em mãos algo que ajude a lançar alguma luz sobre o mesmo.

Abraços.

Tuca Zamagna

19 de março de 2010 11:16
Permalink this comment

1

disse...

Muita oportuna a sua postagem, James. Este livro do Ivan - baita escritor, como o irmão Sergio e o sobrinho Andre - não vem recebendo a devida atenção da grande mídia. Também quem mandou ele não dar umas pinceladas esotéricas na história...

1

disse...

Oieeee!
viva o dia do blogueiro!
viva nós, hehehe

=D

☆ . ☆

тєηhα µмα fєliz þάscσα…
Qµє σ cσєlhiηhσ тє тrαgα мµiтσ мαis
qµє siмþlєs σvσs đє chσcσlαтє…
Qµє єlє тє тrαgα мµiтα sαúđє, αмσr,
fєliciđαđє, cσмþrєєηsãσ, cαriηhσ…
Qµє vσcê sєjα αвєηçσαđσ
þσr αqµєlє qµє ησs đєµ Sµα viđα…
É σ qµє тє đєsєjσ siηcєrαмєηтє
þσrqµє αмigσs cσмσ vσcê α gєηтє ηãσ þσđє єsqµєcєr…

Fєliciđαđєs!!!

Fєliz þάscσα!!!

(autor desconhecido)

☆:·.★ViViAn★·.☆ Sbrussi εϊз.εϊз.εϊз /(“,)\

☆ . ☆